A necessidade de iluminar cada espaço com um propósito é cada vez mais importante, principalmente porque no dia a dia estamos constantemente sujeitos à luz artificial. 

Naturalmente, e como parte do ritmo circadiano, o ser humano reage de forma distinta consoante a temperatura de cor à qual está exposto, pelo que é fundamental entender a psicologia por detrás da iluminação e o efeito que esta tem sobre um espaço e sobre o nosso comportamento como seres humanos.

LUZ QUENTE LED

 Idealmente, a Luz Quente LED deve ser aplicada em espaços onde procuramos que o ambiente seja acolhedor, reconfortante e relaxante, tal como uma sala de estar ou um quarto. 

Regra geral é que este tipo de luz se encontra abaixo dos 3000K, distinguindo-se pelo seu tom branco amarelado que proporciona um ambiente reconfortante e relaxado, sendo ideal para iluminação de salas de estar, salas de jantar e para iluminação de quartos. 

Embora estas temperaturas de cor tenham uma grande influência no estado de espírito de alguém, principalmente quando procuramos um espaço para relaxar, esta também pode ter um efeito contrário sobre o ser humano na hora de despertar, uma vez que tem a capacidade de simular a luz do amanhecer, contribuindo para um melhor acordar.

Contudo, quando nos referimos a temperaturas de cor de luz para espaços corporativos e outros ambientes de trabalho, existem alguns aspetos importantes a ter em conta.

 

Produto presente na imagem: Infinity XSlim Flaps Bidirecional de Parede

LUZ FRIA LED

 

A temperatura de cor aconselhada para este género de ambientes encontra-se entre os 4000K e os 5000K, onde o nível de produtividade e de concentração deve ser mais elevado pelo que uma luz com um tom mais branco e azulado é a regra.

Espaços de co-working e ambientes direcionados para a execução de tarefas, como garagens, balcão de cozinha devem ter uma temperatura de cor entre os parâmetros acima indicados. 

Com isto não significa que temperaturas de cor quentes não possam ser utilizadas em ambientes empresariais, pelo contrário. Em espaços comuns e de lazer, deve ser utilizada uma iluminação quente ou com até mesmo luz natural para que exista uma clara distinção entre espaço de trabalho e espaço de pausa.

 

 

Produtos presentes na imagem: Infinity Cool Suspensa & Infinity Trimless Com Calha Trifásica

LUZ NEUTRA LED

Em espaços que requerem uma representação das cores o mais realista possível, sejam estes museus, galerias de arte ou até mesmo espaços multifuncionais, a melhor temperatura de cor será a luz neutra LED. 

 

Uma iluminação neutra corresponde a uma combinação equilibrada dos tons quentes e dos tons frios do espetro de luz, encontrando-se entre os 3300 a 4000 K. Esta temperatura, apesar de na sua composição ter uma maior percentagem de luz fria, integra luz quente suficiente para que o impacto no campo visual seja o mínimo possível, sendo ideal para cozinhas, despensas ou quartos de banho, assemelhando-se à temperatura de cor da luz natural.

Sem Título-6
Produto presente na imagem: Infinity para Calha

A seleção de uma boa temperatura de cor, em junção com a funcionalidade e o design da peça são aspetos essenciais para que o espaço seja percecionado da melhor forma possível perante o público final.

Inspire-se e comece a planear o seu próximo projeto de iluminação! 

Contacte-nos para obter as melhores soluções para o seu projeto

COMERCIAL@BEGOLUX.COM

TEL: (+351) 229 734 355

Visite o nosso Showroom